,

Notícias da Região | Francisco Beltrão

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025

Quadrilha do gado: suspeito é preso e bois roubados voltam para os donos no Paraná

Correio do Ar

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu, nesta segunda-feira (1°), o inquérito policial que resultou na prisão preventiva de um homem de 44 anos, identificado como um dos principais receptadores de gado furtado em Engenheiro Beltrão, no Noroeste do Estado. A ação é fruto de investigações iniciadas após a recuperação de diversas cabeças de gado subtraídas de, pelo menos, cinco vítimas da região.

Os animais foram localizados em uma propriedade rural no distrito de Figueira do Oeste por uma equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar. Após a apreensão, as vítimas foram acionadas e reconheceram os bovinos como sendo de sua propriedade, confirmando a procedência ilícita dos mesmos.

Segundo informações da PCPR, os animais pertenciam a produtores rurais dos municípios de Araruna, Janiopólis, Cianorte e Moreira Sales. Todos os bovinos recuperados foram devidamente restituídos aos seus legítimos proprietários.

“Após reunir diversos elementos informativos e investigativos contra o principal suspeito, foi representada pela prisão preventiva do investigado, apontado como responsável por adquirir os animais que eram furtados e posteriormente levados para suas propriedades, nas quais eram engordados e revendidos”, explicou o delegado da PCPR, Fabrício Ortolan. A ordem de prisão foi cumprida no dia 28 de agosto.

O inquérito policial que investigava o caso foi concluído e encaminhado à Justiça. O delegado destacou ainda a efetividade da atuação integrada entre a PCPR e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) no combate ao abigeato e à receptação de animais. “Estamos intensificando as investigações e ações na zona rural, pois o furto de gado causa grandes prejuízos aos produtores e afeta diretamente a economia local. A rápida recuperação e devolução dos animais mostra o comprometimento das forças policiais com a segurança do campo”, concluiu.

A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação de crimes. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia). Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: CGN

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário