,

Notícias da Região | Crime ambiental

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Papagaio e jabutis mantidos em cativeiro são resgatados pela PMA em distrito de Altônia

Correio do Ar

Na última quinta-feira (10), a Polícia Militar Ambiental de Umuarama realizou uma ação no Distrito de São João, em Altônia, após receber uma denúncia anônima por meio do Disque-Denúncia 181. No local, os policiais constataram a manutenção ilegal de animais silvestres da fauna nativa brasileira em cativeiro.

Durante a vistoria, foram encontrados três animais silvestres, sendo um papagaio-verdadeiro e dois jabutis (Quelônios da espécie Jabuti). Os animais estavam sob posse de um morador e não havia qualquer autorização legal para mantê-los em cativeiro, conforme exige a legislação ambiental.

Diante da infração, a equipe lavrou um auto de infração ambiental e confeccionou um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP). Os animais foram apreendidos e serão encaminhados ao Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pelo resgate, cuidado e possível reintrodução dos animais à natureza.

O responsável recebeu multa no valor de R$ 1,5 mil e um termo Circunstanciado de infração penal.

A Polícia Ambiental reforça que manter animais silvestres sem autorização é crime ambiental e orienta a população a denunciar casos semelhantes pelo 181 – Disque Denúncia.

Fonte: Umuarama News

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário