,

Notícias da Região | Conscientização

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025

(Conscientização) Campanha Agosto Lilás 2025 mobiliza Palotina no combate à violência contra a mulher

Correio do Ar

O município de Palotina está promovendo neste mês a Campanha Agosto Lilás 2025, com uma ampla programação voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa reúne diversos órgãos públicos e entidades locais com foco na capacitação de profissionais e na mobilização da sociedade civil.

Entre os destaques da programação, está a capacitação para profissionais da rede de atendimento à mulher em situação de violência, nos dias 13, 14, 19 e 20, das 13h30 às 17h, no Auditório da UFPR. A atividade será conduzida pela especialista Lucimaira Cabreira e tem como público-alvo profissionais das políticas públicas, gestores e demais interessados.

Outra ação de impacto é a realização de palestras itinerantes que tiveram início no dia 7 e seguem até 29 de agosto, promovidas pelo CREAS, OAB e Procuradoria da Mulher, destinadas a clubes femininos e outros coletivos de mulheres.

No dia 15, às 14h, ocorrerá a roda de conversa com o tema: “Os desafios da PMPR no enfrentamento do feminicídio”, com participação da Patrulha Maria da Penha. O evento será realizado no Auditório da OAB e reunirá lideranças femininas, profissionais, gestores, autoridades e a comunidade em geral.

A campanha é uma realização da Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), CREAS, Procuradoria da Mulher, CMDM, OAB, ACIPA, MPPR, Rotary Club, Comitê Mulher Sicredi, entre outras entidades parceiras.

O que é o Agosto Lilás?
O Agosto Lilás é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. O mês de agosto foi escolhido porque marca o aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que é um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil.

A cor lilás simboliza a luta das mulheres por respeito, igualdade e pelo fim da violência de gênero.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população, divulgar os canais de denúncia e fortalecer as redes de apoio às mulheres em situação de violência.

Crédito: Assessoria

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário