Notícias da Região | Shows
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2025
44ª Expovel terá portões abertos para shows de renome nacional
Correio do Ar

Pela primeira vez em mais de quatro décadas, a Expovelabrirá seus portões de forma totalmente gratuita. De 5 a 9 de novembro, o Parque de Exposições Celso Garcia Cid será palco de shows, rodeios, exposições de animais e gastronomia sem cobrança de ingresso. A expectativa também é de quebra de recorde, com um público superior a 100 mil pessoas nos cinco dias.
Um café da manhã à imprensa marcou oficialmente o lançamento da feira e o anúncio dos shows artísticos de renome nacional. O encontro também contou com a presença do prefeito de Cascavel, Renato Silva; do secretário de Obras, Severino Folador; secretário de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro e o presidente da Cohavel, Beto Guilherme.
“A Expovel sempre ajudou muito a projetar o município de Cascavel. É uma oportunidade de negócios e de cultura. E, hoje assinamos um termo de parceria e cooperação com a Sociedade Rural do Oeste. Cascavel está empenhada com seus deputados federal Giacobo, e estaduais Gugu Bueno e Batatinha, além do nosso secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, para viabilizar recursos para que a Secult (Secretaria de Cultura), tenha possibilidade legal para cobrir os custos dos shows. Estamos felizes em proporcionar isso para que a nossa população possa vir a Feira com a família. É possível fazer isso e vamos fazer. Tivemos todo cuidado e zelo, planejamento e apoio da Câmara de vereadores também, e vamos ter portão aberto e shows gratuitos este ano na Expovel”, anunciou o prefeito Renato Silva.
Este ano promete atrair cerca de 20 mil pessoas por dia. “É muito importante para nós, no Município, ver que a cada ano a Expovel se consolida e se renova, promovendo a nossa cidade. Esta feira é importante no desenvolvimento econômico, no serviço, na indústria, na movimentação e, principalmente, no agro. E, este ano com este diferencial da entrada totalmente gratuita todos os dias do evento, vai possibilitar que toda a população de Cascavel tenha acesso e conheça a Expovel. Movimenta a nossa economia, a cultura, o lazer, o convívio em família”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro.
A abertura oficial ocorre no dia 5 de novembro. No dia 6 de novembro, show com a dupla João Bosco & Vinícius e abertura do rodeio. No dia 7 de novembro Zé Neto & Cristiano. No dia 8 de novembro (sábado), serão dois shows: Hugo & Guilherme e Rafa & Junior. E no dia 9 de novembro, último dia, show infantil com Nicolas Netto e final do rodeio.
A 44ª edição da Expovel combina tradição agropecuária, negócios e lazer. “A Expovel é a união perfeita de tradição, negócios e entretenimento, ou seja, vamos ter atrações para todos os gostos e para toda a família”, afirma o presidente da SRO, Devair Bortolato, o Peninha.
A agenda de atividades contempla desde os tradicionais leilões e provas equestres até apresentações artísticas e gastronomia variada. Entre os destaques estão as disputas da Prova de Três Tambores, que acontecem diariamente, e o rodeio, cuja grande final encerra a programação no domingo.
Além disso, a feira reserva espaço para exposições de animais de alto padrão genético, feira tecnológica, estandes de comércio e indústria e um circuito gastronômico que valoriza os sabores regionais. A organização reforça que a Expovel é uma vitrine do que Cascavel e o Oeste do Paraná oferecem de melhor, tanto no campo quanto na cidade. Além do parque de diversões, as crianças e os adultos também vão poder conferir de perto A Fazendinha, por meio de parceria firmada com a Univel. Os interessados em adquirir um espaço para expor seus produtos devem entrar em contato pelo WhatsApp(45) 99804-9097.
Uma história de crescimento
A Expovel carrega consigo mais de quatro décadas de trajetória. A origem remonta a 1980, quando ainda sob o nome de Expoeste, a primeira edição foi realizada na Fazenda Mocotó, em Cascavel. À época, foram leiloadas 550 cabeças de gado. No ano seguinte, o evento já movimentava mais de 60 milhões de cruzeiros, com a venda de quase 900 animais de alta linhagem, conquistando espaço no calendário oficial do município.
A expansão foi rápida. Em 1983, a feira mudou-se para o Parque de Exposições Celso Garcia Cid, inaugurado com a presença de autoridades estaduais. O espaço, com pavilhões, baias para equinos, currais e infraestrutura para shows, marcou um novo patamar para o evento, que passou a atrair públicos cada vez maiores.
A homenagem no nome do parque reconhece o trabalho de Celso Garcia Cid, pecuarista pioneiro no Estado, responsável por introduzir no Brasil a raça Nelore, importada da Índia.
Projeção internacional
Em 1997, a Expovel alcançou status internacional, recebendo delegações do Canadá e de países da América do Sul interessadas em conhecer as inovações tecnológicas e o avanço genético do rebanho da região. Naquele ano, o público chegou a quase 300 mil pessoas, com a participação de 350 expositores.
Com o passar dos anos, a feira consolidou-se como um espaço de intercâmbio cultural, técnico e científico, mas sem perder o caráter festivo e familiar. Hoje, a Expovel é considerada uma vitrine que une produtores rurais, empresas do agronegócio, indústria, comércio e comunidade em geral.
Evento para a família
Nos últimos anos, a feira vem mantendo a tradição de reunir mais de 100 mil visitantes em cinco dias de programação. Os shows artísticos, sempre aguardados, já se tornaram marca registrada do evento, assim como a exposição e o julgamento de bovinos e ovinos, que valorizam a excelência genética da pecuária regional.
Para 2025, a expectativa é de um evento ainda mais democrático, reforçada pela gratuidade da entrada. A proposta é aproximar ainda mais a população do campo e da cidade, proporcionando momentos de lazer, negócios e conhecimento.
Mais do que uma exposição agropecuária, a Expovelrepresenta o espírito pioneiro de Cascavel e região. Uma tradição que, ano após ano, se renova, mantendo viva a essência que a transformou em um dos maiores eventos do gênero no Paraná.
(Vandré Dubiela/Comunicação SRO)